Use os controles abaixo para aumentar e diminuir a velocidade e a largura do movimento das correntes no mapa.
Em determinadas áreas e horários, a corrente pode estar com a velocidade baixa. Ao elevar a velocidade e aumentar a largura é possível observar melhor alguns fenômenos.
Use o controle abaixo para aumentar ou diminuir o tempo de loop do player.
Se estiver ligado, a cada zoom de aproximação ou rotamento, o sistema irá aumentar ou diminuir a quantidade de fluxos exibida.
A Rede de Modelagem e Observação Oceanográfica (REMO) é um esforço brasileiro em oceanografia física e oceanografia operacional realizado por um grupo de pesquisadores, técnicos e estudantes associados a universidades, centros de pesquisa e à Marinha do Brasil, financiados pela Petrobras e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O objetivo geral da REMO é o desenvolvimento de ciência e tecnologia em oceanografia física, modelagem oceânica, oceanografia observacional e oceanografia operacional com assimilação de dados.
Para o desenvolvimento do presente aplicativo foi escolhido como ferramenta inicial o modelo numérico Advanced Circulation Model (ADCIRC), desenvolvido por pesquisadores das Universidades da Carolina do Norte e Notre Dame, nos Estados Unidos.
Este modelo resolve as equações do movimento para fluido em sistema em rotação, com discretização no espaço utilizando o método de elementos finitos e, no tempo, diferenças finitas. O ADCIRC é utilizado por algumas instituições para gerar previsões de circulação em regiões costeiras de importante atividade econômica, como portos e baías.
Para gerar os resultados apresentados pelo PAM, o modelo ADCIRC é executado de forma acoplada com o modelo de ondas SWAN, e utilizam condições de contorno atmosféricas provenientes do modelo COSMO, condições de contorno oceanográficas do modelo HYCOM e condições de contorno de ondas do modelo WW3. Todos os modelos mencionados são executados no CHM.
Características gerais do modelo ADCIRC: